A Prefeitura de Santo Estevão, por meio da secretaria de saúde, apresentou nesta quarta – feira (17), na Escola Municipal Neuza Maria Pires da Silva, localizada na Várzea Nova, o Programa de Estudos Parasitológico e a prevenção ao combate ao barbeiro.
As atividades foram realizadas pela vigilância epidemiológica, agentes de combate às endemias, estudantes da disciplina parasitologia humana da Universidade Estadual de Feira de Santana e contou com a colaboração de Simone Souza de Oliveira, professora da UEFS e do grupo de estudos e pesquisa de agentes infecciosos e parasitários da Microrregião de Feira de Santana.
O objetivo do Programa de Extensão da UEFS é buscar a participação social em melhorar a saúde da população onde se encontra índices parasitas intestinais nos bairros em áreas rurais.
Para detectar os parasitas, os profissionais de saúde realizam através de exames no qual as fezes são analisadas para identificar a presença de parasito como: cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos conhecido como “vermes”. Através deste exame será identificado possíveis problemas de saúde.
Durante ação, foram entregues coletores gratuitos para a coleta de amostras de fezes, rodas de conversas com a comunidade, análise do material fecal no Laboratório de Análises Clinicas e Parasitologia da UEFS, retorno à localidade para a entrega dos resultados dos exames e atividades educativas.
Secretaria de Saúde
Prefeitura de Santo Estêvão