Email: segov@santoestevao.ba.gov.br

Santo Estêvão dá início à 1ª Conferência Municipal de Esporte, um marco para o futuro da cidade

Autor: ASCOM

Atualizada em: 22/08/2025 às 08:57

Na noite desta quarta-feira (20), Santo Estêvão viveu um momento especial com a abertura da 1ª Conferência Municipal de Esporte, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULTE). O evento, que segue até sexta-feira (22), reúne atletas, professores, dirigentes, gestores e comunidade para discutir juntos o futuro do esporte no município.

Com o tema “Diagnóstico, Discussão e Construção do Plano Municipal de Esporte”, a conferência tem como grande missão elaborar um plano que será o guia das ações esportivas de Santo Estêvão nos próximos anos. O documento nasce do diálogo, ouvindo quem vive o esporte no dia a dia, e promete valorizar desde o futebol até modalidades que crescem e conquistam cada vez mais espaço, como o vôlei, a natação, o ciclismo, o jiu-jitsu e o tradicional baleado.

A noite de abertura contou com a palestra do Professor Dr. Temístocles Damasceno, que trouxe reflexões sobre como o esporte pode ser um caminho de transformação social, inclusão e qualidade de vida.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Rangel Campos, ressaltou a importância dessa diversidade:

“Em nosso município, o esporte costuma ser lembrado principalmente pelo futebol, mas hoje temos uma plateia diversa, representando modalidades como baleado, vôlei, natação, ciclismo e jiu-jitsu. Esse é o momento de valorizar também essas práticas, dar a devida importância a outros esportes além do futebol e avançar na construção de políticas públicas que vão além de eventos pontuais”, afirmou.

O prefeito Tiago Dias destacou que a conferência é apenas o começo de uma nova etapa:

“Essa primeira conferência municipal é o primeiro passo para o nosso município, o primeiro de muitos eventos que a nossa gestão quer trazer para aproximar cada vez mais a administração das modalidades esportivas e de suas diversidades. O governo municipal tem esse olhar voltado para contemplar todas as esferas da nossa sociedade com o que há de melhor que o poder público possa oferecer”, destacou.

Até sexta-feira, a programação segue com palestras, oficinas de trabalho e o Módulo 5 do Curso de Gestão Esportiva, que vai capacitar gestores locais para fortalecer ainda mais a rede esportiva da cidade. Ao final, todas as ideias e propostas levantadas se transformarão no Plano Municipal de Esporte, que vai nortear os investimentos e ações futuras da Prefeitura.

Mais do que um evento, a conferência representa um espaço de união e de escuta: cada voz, cada experiência e cada modalidade têm papel fundamental na construção desse novo capítulo do esporte em Santo Estêvão.


Mais Notícias

Santo Estêvão reúne quadrilhas de toda a região e vive fim de semana histórico de cultura, esporte e tradição
Santo Estêvão reúne quadrilhas de toda a região e vive fim de semana histórico de cultura, esporte e tradição
Publicado em: 19/06/2026
Saiba mais
Pela primeira vez na história de Santo Estêvão, todos os alunos da rede municipal recebem fardamento escolar gratuito
Pela primeira vez na história de Santo Estêvão, todos os alunos da rede municipal recebem fardamento escolar gratuito
Publicado em: 10/06/2026
Saiba mais
Arraiá da Modesto Gusmão abre oficialmente os festejos juninos de Santo Estêvão e homenageia Getúlio Sacramento
Arraiá da Modesto Gusmão abre oficialmente os festejos juninos de Santo Estêvão e homenageia Getúlio Sacramento
Publicado em: 10/06/2026
Saiba mais