Na manhã desta sexta-feira (23), o município de Santo Estevão deu mais um grande salto para o desenvolvimento, ao apresentar o Plano Municipal de Turismo.
O evento, que foi realizado de forma virtual pela plataforma Zoom, contou com as presenças do prefeito de Santo Estevão e também presidente do Consórcio do Portal do Sertão, Rogério Costa, do diretor do Departamento de Cultura e Turismo, José Nilson Amorim Costa (Ninho Costa), do Presidente da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, Getúlio Andrade, Divaldo Borges, representante da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, do presidente do Conselho Municipal de Turismo, José Carlos Bastos de Santana, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.
O Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino e foi construído de forma compartilhada, envolvendo diversos setores sociais.
Mas o trabalhado de construção do plano perpassa por anos de dedicação. Em 2019, o município foi inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, o primeiro grande salto neste caminho de consolidação como destino turístico. Santo Estêvão está inserido na região turística Caminhos do Sertão, formada por outros 13 municípios. O município atende a vários requisitos com a existência de meios de hospedagem, agência de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, restaurantes, cafés e similares, equipamentos de eventos como Centro de Cultura, Centro de Eventos e Auditórios. O município de Santo Estevão possui diversos pontos com potenciais turísticos, a exemplo da Feira-Livre, símbolo tradicional da história e da cultura popular local e regional, atraindo visitantes de diversas cidades e da capital do estado. Outros pontos que merecem destaque é o Mirante do Monte, a igreja Matriz, Porto Castro Alves, as Lagoas de Plínio de Santana, as fazendas com suas arquiteturas centenárias, a exemplo das fazendas Dique e Mocambo. Santo Estevão também possui roteiros gastronômicos e atividades culturais, como São João, Lavagem do Porto, FLISE, cicloturismo, Festa do Milho, festejos religiosos, além de manifestações com bumba-meu-boi, cavalgadas, maculelê e capoeira. Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
Além da inserção no Mapa do Turismo, o município vem passando por uma verdadeira revolução de infraestrutura, o que foi primordial para este avanço na área turística. “Temos uma cidade com moderna iluminação de led, a ciclovia, as escolas-creche e escola infantil com sistema de energia solar, estamos trabalhando para desenvolver o projeto Prefeitura Sustentável, temos nossa cidade já monitorada por câmeras de segurança, ruas e avenidas pavimentadas, com sistema de esgotamento sanitário, de drenagem pluvial e estamos à caminho da universalização da água potável. Temos uma cidade com rede de saúde pública com hospital e SAMU 192 e da Atenção Básica. Tudo isso é um caminho que estamos trilhando para uma cidade cada vez mais estruturada e sustentável”, destacou o prefeito Rogério Costa, que citou a obra de construção do Balneário do Paraguaçu, que deve ser um marco para o turismo local e região.
Divaldo Borges, representante da SETUR, fez questão de elogiar o município pelo seu avanço estrutural. “O Plano de Turismo será um divisor de águas para Santo Estevão. Rogério Costa é um entusiasta, um prefeito com olhar para o futuro. Ele montou uma equipe qualificada capaz de produzir um grande plano de turismo. Estou encantado com tanto potencial de Santo Estevão”, disse.
Getúlio Andrade, presidente da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, fez questão de dizer que o prefeito está tendo uma visão extraordinária quando trabalha e promove Santo Estevão como potencial turístico. “Esse entusiasmo vai contagiar outros municípios para que também busquem esse olhar de crescimento turístico para as cidades”, pontuou. “Santo Estevão está no ranking de Cidade Inteligente (ao lado de Salvador, entre as 100 que pontuaram em empreendedorismo)”, concluiu.
As diretrizes do Plano foram explanadas pelo diretor de Cultura e Turismo, Jose Nilson Amorim Costa (Ninho Costa) e amplamente discutido pelos participantes. “A construção do Plano tem sido um grande desafio, porém satisfatório, pois é bom ver nossa cidade desenvolver com tanta grandeza na área do turismo”, disse.
Para Eliene Venas, uma das mentoras dessa estruturação, ver Santo Estevão trilhar os caminhos rumo ao turismo regional, é motivo de comemoração. “Em 2019 começamos a nos empenhar para inserir o município no Mapa Turístico Brasileiro, que detém de grandiosa importância para captação de recursos e capacitação profissional, não só para o poder público, mas também para toda rede de prestadores de serviços turísticos do município, fazendo seja impulsionada a atividade econômica do município de Santo Estevão”.