Atualizar para melhor informar - A Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica promoveu na manhã de hoje (23), na Câmara Municipal de Santo Estevão, um treinamento para os profissionais da rede municipal de Saúde (médicos e enfermeiros), responsáveis pela realização da Abordagem sindrômica em ISTs – Infecão Sexualmente Transmissíveis.
A atualização no manejo das ISTs foi ministrada pelo professor mestre e enfermeiro Valterney Morais e teve o apoio da Cooperativa Unibrasil. As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Prefeitura de Santo Estevão
Viva Essa Cidade
Viva Essa Cidade
Compartilhe