Na manhã desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Santo Estêvão realizou uma reunião estratégica para debater possibilidades para o encerramento humanizado do lixão. O encontro marcou um importante passo na busca por soluções que combinem desenvolvimento sustentável, geração de renda e inclusão social.
Durante a apresentação, foram discutidos modelos que asseguram a destinação adequada dos resíduos sólidos, priorizando a redução dos impactos ambientais e a valorização dos trabalhadores do setor, como catadores e cooperativas de reciclagem.
Entre as propostas apresentadas, destacam-se:
- Parcerias com cooperativas de reciclagem, promovendo organização e fortalecimento do setor;
- Implantação de sistemas de coleta seletiva, ampliando a eficiência no manejo de resíduos;
- Incentivos à reciclagem, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
A reunião contou com a participação de uma comitiva composta por Tiago Dias, Prefeito; Carlos Andrade, vice-prefeito; Tião Santos, Presidente do MESC; Kleyton Guimarães, Presidente da Fundação Banco do Brasil; Jamaci Avelino do CIISC, Valeria Bastos, Assistente Social, Flávio Camargo Schuch, Secretário Executivo Adjunto da Secretaria Geral da República; o Dr. Cristiano Robson, advogado; João Paulo, Diretor Executivo do MESC na Bahia; José Carlos Farias e Sara Nascimento, diretores da COOBASE; o Secretário de Obras, Luciano Gomes e sua equipe técnica.