De 15 a 19 de novembro de 2021, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizará a 2ª edição da Festa Literária de Santo Estêvão - Flise. Este ano, a festa será no formato virtual com o tema “A mão que planta é a mão que escreve: literatura e identidade nos cem anos dessa terra”.
A Flise 2021 terá conferência do escritor baiano Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras e autor de diversos livros premiados como: “Essa Terra” e “O cachorro e o lobo”; além de mesas literárias, lançamentos de livros, apresentações artísticas literárias de estudantes, feira de livros, oficinas, contação de histórias, shows e a participação de artistas da terra.
“É uma alegria poder contribuir com a democratização do conhecimento literário e artístico na nossa cidade. E este ano, a festa é mais do que especial pela celebração dos cem anos de emancipação política da nossa terra. Uma terra de artistas, de escritores, de poetas, de um povo que se destaca também pelos seus feitos e pelos constantes avanços na educação”, afirmou o prefeito Rogério Costa.
Para o secretário de educação, Jailson Assis, essa é mais uma oportunidade de instigar nos estudantes o gosto pela literatura e a arte. “A Flise tem o viés educacional e cultural. É um momento em que oportunizamos a troca de saberes e vivências entre escritores, artistas, estudantes e a população em geral. É uma festa feita em Santo Estêvão, mas que não tem limites de alcance e participação, principalmente no formato virtual, em que faremos este ano”, finalizou Jailson Assis.
A Flise 2021 terá curadoria de Edson Oliveira, professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana, e que também faz parte da equipe técnica da Secretaria de Educação de Santo Estêvão e é responsável pelo Projeto de Leitura da Rede Municipal de Ensino. “A segunda edição da FLISE traz consigo uma face celebrativa, em função do aniversário de cem anos de emancipação política da cidade, e ao mesmo tempo promove uma reflexão contínua a respeito das movimentações históricas e literárias que formam a nossa identidade cultural. Nesse caso, a relação de homens e mulheres santo-estevenses com a terra em que vivem se destaca como uma força potente de onde emergem práticas e costumes que retroalimentam a feitura de diferentes linguagens artísticas, a exemplo da literatura”, afirmou Edson Oliveira.
A FESTA LITERÁRIA DE SANTO ESTÊVÃO
De forma poética e inspiradora, a primeira edição da Festa Literária de Santo Estêvão aconteceu em setembro de 2019 e reuniu diferentes nomes da literatura, como Bráulio Bessa; José Inácio Vieira de Melo; Itamar Vieira Júnior - autor do premiado "Torto Arado"; Kátia Borges; Clarissa Macedo; Jovina Souza; Luís Antonio Cajazeira Ramos, entre outros.
Em 2020, devido ao ápice da pandemia da Covid-19, não houve edição da Flise.