Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a X Conferência Estadual de Saúde foi realizada entre os dias 07 e 10 deste mês e contou com a presença de representantes da saúde do nosso município.
Mais de dois mil delegados eleitos em conferências municipais em toda a Bahia compareceram ao evento. “Essa Conferência é realizada a cada quatro anos e nela participam diversos segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde”, afirmou a secretária Orlandina Nascimento.
A primeira atividade foi uma oficina de orientação para coordenadores, facilitadores e relatores, com a realização de ‘Salas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde’ e a apresentação do Cine SUS. No dia seguinte, aconteceu a abertura oficial do evento com exposição magna sobre o tema. No dia 08, foram iniciadas as mesas temáticas e ato público para lançamento da Carta da Bahia. Na sequencia, trabalhos de grupo deram continuidade à programação, que foi concluída com aprovação de propostas e eleição dos delegados para a Conferência Nacional.
As conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, e o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88, que garante o direito à Saúde e o dever do Estado, assegurando a participação da comunidade em prol de conquistas para a saúde.