Foi inaugurada na tarde desta terça-feira feira (14), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Santo Estêvão, o equipamento da Secretaria de Assistência Social é a porta de entrada para programas e serviços socioassistencial direcionados a indivíduos e famílias com direitos violados e está localizado na Avenida Passos Ferreira, em frente a Creche Municipal Kátia Leite.
CREAS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública de atendimento para a população acessar os serviços da Proteção Social Especial, ou seja, para famílias que estejam em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e situação de trabalho infantil, entre outras.
Os profissionais do Creas atendem e acompanham situações como negligência, maus tratos, violência física, psicológica e sexual, situação de rua, mendicância e medidas socioeducativas para todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, pessoa idosa e pessoa com deficiência).
Atualmente o CREAS acompanha uma média de 70 famílias no nosso município e as denúncias ocorrem através do disk 100, Conselho Tutelar, Ministério Público dentre outros. Neste tempo de pandemia o horário de funcionamento está sendo das 8h às 13h.
O novo espaço contará com uma equipe de 10 profissionais, entre coordenação, técnicas de referência assistentes Sociais, psicólogo advogada, educador Social, técnico de abordagem social e Auxiliar de serviços gerais.
Prefeitura de Santo Estêvão